sábado, 21 de março de 2015

A Bíblia do Marketing Digital - Capítulos 1, 2 e 3.

Falando um pouco sobre o livro, achei de fácil leitura e bem legal :)

*01: O primeiro capítulo fala basicamente da evolução da Internet e a forma como o consumidor está conectado a ela.

Anteriormente, a internet servia, para as empresas, como um catálogo de produtos e serviços onde os internautas e consequentemente clientes utilizavam apenas para obter informações. Com o surgimento de novas aplicações (ferramentas de busca, blogs, redes sociais) os internautas passaram a assumir o controle tanto de produção quanto de consumo. Os consumidores que utilizam a Internet no Brasil são representantes das classes A, B e C, costumam ficar online por mais de uma hora durante a semana, buscando sempre informação, relacionamento e diversão. 

E dentro de todo esse meio de entretenimento e informação, existem regras estabelecidas? Não. As regras são informais e criadas pela experiência dos próprios internautas. Entretanto, para o marketing, há algumas condutas que devem ser levadas em consideração, como o consentimento de interação para que o usuário não se sinta invadido, preservação de uma boa experiência do usuário ao acessar o site, não enganar o cliente com promessas que não podem ser cumpridas, pensar sempre no fato de que são pessoas que estão tendo acesso a rede e não meros computadores, acreditar sempre na estratégia do boca-a-boca, entender que o cliente pode ajudar a resolver possíveis erros e manter simplicidade em plataformas para que o cliente não fique confuso e consequentemente desista de navegar por elas. 

Após essa abordagem sobre o "novo internauta", o autor fala um pouco sobre o ambiente online em si. Existem cinco ambientes que interagem, são eles: as ferramentas de busca que são o canal de acesso para a maioria das navegações na Internet, os sites que se utilizam de todo tipo de informação, as "revolucionárias" redes sociais que deram a oportunidade do consumidor assumir o controle da própria vida, e-mails que apesar de terem perdido espaço para as redes sociais de mensagem instantânea ainda são muito utilizados e jogos on-line onde há, além da diversão, uma interação entre os participantes muito intensa.

*02: O Segundo Capítulo aborda os ambientes, as ferramentas e as estratégias ligados ao marketing digital. 

O capítulo começa falando de uma história que tem o seguinte aprendizado: se você quer ter domínio sobre a Internet e possuir uma boa estratégia de marketing digital é preciso conhecer profundamente a sociedade como um todo. 

Existem terminologias comuns no âmbito da Internet, ou seja, linguagens particulares para entender esse meio. Além dos variados códigos como o HTLM que cria as páginas dos sites, o CSS que define a aparência da página do site, o PHP que é uma linguagem de programação executada no servidor e Flash que permite criação de animações e vídeos, existem as visitas  que significam apenas o ato de entrar no site, as exibições que são o número de vezes que o site aparece no ato da pesquisa, as palavras-chave que devem ser bem escolhidas para que o site apareça mais vezes na busca, os links patrocinados que permitem criar campanhas, entre outros. 

Através da evolução das linguagens de programação, a Internet se torna um ambiente complexo possibilitando a criação de websites. Os sites evoluíram para ambientes de comércio eletrônico, redes e mídias sociais, blogs, comunicação instantânea e jogos on-line. Uma aplicação de grande destaque é o E-commerce que cria a possibilidade de vendas online. Apesar de ser muito utilizado, muitas empresas que poderiam estar lucrando ainda não se deram conta desse benefício. Outro destaque são os Mashups e widgets que misturam parte de outros sites/serviços na construção de outro site, como os mapas do Google e vídeos do Youtube e o Crowdsourcing que são sites colaborativos que tem como objetivo gerar uma criação coletiva como livros, software ou resolução de problemas.

Em meio a todos esses recursos, a Internet nos mostra que não é mais possível pensar em ações isoladas, sendo assim é possível seguir um modelo composto por sete tipos de estratégia relacionadas ao marketing digital, são elas: o marketing de conteúdo necessário para manter o cliente informado através de publicações sempre frequentes mantendo o site visível, o marketing de mídias sociais construído com o intuito de interação social e compartilhamento de informações em variados formatos, e-mail marketing que tem uma grande importância e ao mesmo tempo desafio por ser tido como "ultrapassado" para a geração Y, marketing viral o qual requer bastante criatividade, pesquisa on-line que são importantes e costumam ter um custo menor, publicidade on-line que começou com os banners e hoje existem diversas possibilidades de serem feitas e monitoramento que é uma das partes mais importantes para se ter resultados . É importante que essas estratégias se interliguem. 


*03: O terceiro capítulo fala sobre a importância do marketing de conteúdo com relação ao consumidor.

Cada vez mais, o consumidor passa a buscar informação útil e relevante. O conteúdo pode ser em formato de texto, uma comparação/comentários entre produtos, áudio, vídeo, etc. O uso do marketing de conteúdo é a utilização suficiente de conteúdo permitindo que o consumidor se encontre, goste e se relacione com uma marca/empresa/produto. A ideia é ser útil. Porém, para se ter conteúdo é preciso de planejamento, feito a partir do conhecimento do público-alvo: saber quem ele é, o que ele pretende, como ele se comporta, que tipo de informação ele busca, que conteúdo posso produzir para que ele se interesse e ,além disso, como produzir esse conteúdo. Após o conhecimento desse público é preciso desenvolver uma posição de busca através da criação de conteúdo relevante e suficiente, criação de uma lista de palavras para uma maior visibilidade, utilização de ferramentas do google, etc. 

Para implementação desse planejamento é preciso colocá-lo em prática através de uma plataforma, como por exemplo blogs profissionais ou empresariais, com o intuito tanto de interação e informação, o fazendo ativo através de postagens sempre frequentes causando uma maior visibilidade e integração com o público. Porém, para que esse blog funcione é necessário a utilização de um software, como o WordPress, um software livre e muito utilizado. Para uma boa utilização do blog, além de fazer um planejamento de conteúdo, é necessária uma boma divulgação que é feita através de: interação com outros blogs desenvolvendo relacionamento com outros blogueiros, busca de novidades sobre o conteúdo desejado visando aumentar o o volume de visitas, utilização de mídias sociais para que haja uma ligação entre esses dois meios, criação de resumos sobre outras postagens, utilização do twitter. E ao final de tudo, monitore para que haja uma mensuração de resultados. 


Fim :)

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